Hoje o que sempre foi considerado “Cultura” se transformou em careta e ultrapassado. A perda da cultura esta formando cada vez mais leitores alienados em resumos; porem as pessoas, estão em constante mudanças e junto com elas a língua falada e lida sofre mutações também.
Então é claro que se um estudante pegar uma obra como as do Machado de Assis que são centenárias a compreensão e interesse irá ser totalmente afetado (Por mais gênio que o grande Machado foi).
Entretanto capitão de Areia do incrível Jorge Amado não é centenário e é considerado um clássico...
Claro que a forma em que foi escrito e a repercussão acarreta na transformação de um clássico merecida mente é claro, quando Jorge denuncia a sociedade da época ao mostrar a história dos meninos abandonados, e sua única alternativa para sobrevivência, era roubando, tambem nos abrigos de menores daquele universo invés de cuidar punia e maltratava aqueles garotos que não tinha perspectiva de vida nenhuma. Enfim a história feriu e incomodou o governo “Ditador” da época e marcou historia ao se ver que o autor havia sido preso pelo governo por conta do livro, assim tornando o mesmo um escritor clássico, um clássico chamado Capitães de Areia que entrou para eternidade.
As adaptações para televisão e cinema devem ser feitas SIM! Para este novo tipo de leitor, o que apaixona – se primeiro pela imagem e seqüência de acontecimentos e depois pelo bom e velho livro.
Mas isso não acomoda as pessoas em apenas ver o filme, e deixar os clássicos nas estantes das bibliotecas e livrarias?
Não se o enredo for bem escrito de forma fiel ao livro e interessante ao mesmo tempo. Um grande exemplo disso foi o grande sucesso chamado “ A Saga Crepúsculo”, quantas pessoas não assistiram primeiro o filme nas grandes telas de cinema e depois de interessaram em pegar os livros e ler as paginas bem escritas por Stephanie Meyer (apesar da historia em si não ser ser tudo isto.)
Hoje os clássicos devem ser adotados mesmo que de forma obrigatória para que a cultura não morra, para que a nação do que é mundo não se perca no passado e deixa de existir.
0 comentários:
Postar um comentário